Noticias & Novidades do Mundo 


 

Um estudo questiona a eficácia dos antidepressivos e pode pôr em perigo quem sofre da doença - Publicado na revista científica Molecular Psychiatry, em julho deste ano, um estudo realizado por um conjunto internacional de cientistas da Divisão de Psiquiatria da University College, no Reino Unido, tem causado alvoroço.

"A morte súbita pode ser evitada". Quem o diz é Diana Antunes, médica geneticista do Hospital Cruz Vermelha. Através de uma análise ao sangue consegue-se fazer o teste de genética e perceber o risco que determinada pessoa terá em vir a ter urna doença que pode levar à morte súbita.

Sangue na urina (hematúriamacroscópica) é um sinal frequentemente associado a doenças benignas, tais como infeções urinárias, litíase urinária ("pedras nos rins"), hiperplasia benigna da próstata (próstata aumentada de tamanho).

Segundo um estudo publicado na revista da Fundação Americana de Cardiologia, o isolamento social está relacionado com múltiplos problemas de saúde, tais como a hipertensão arterial, o colesterol elevado, o tabagismo, a demência e a morte prematura.

Portugal registou, entre 26 de julho e 1 de agosto, 21.302 infeções por SARS-CoV-2, 66 mortes associadas à covid-19 e manteve a diminuição dos internamentos, indicou ontem a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Temos uma população que na sua maior parte foi exposta a um vírus, então é expectável que o número de doentes com problemas cardiovasculares possa vir a aumentar", este é o comentário que o médico cardiovascular Rui Baptista faz aos mais recentes estudos observacionais que associam a covid- 19 ao agravamento de doenças cardiovasculares.

O Ministério da Saúde do Brasil anunciou na passada sexta-feira a primeira morte no país provocada pela varíola-dos-macacos (Monkeypox), cujo número de novos contágios disparou assustadoramente esta semana.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou ontem o surto de Monkeypox como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, o nível mais alto de alerta, quando estão notificados mais de 16 mil casos em 75 países.

Investigadores demonstraram o papel do cérebro na obesidade, ao verificarem em ratos que as mutações num gene do hipotálamo, o IRX3, podem originar animais 30% mais magros e resistentes a dietas ricas em gorduras.

Na última semana, entre segunda-feira e domingo, morreram mais 523 pessoas do que seria de esperar para esta época do ano, de acordo com os dados provisórios do sistema de vigilância da mortalidade por todas as causas gerido pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

O diagnóstico de intolerâncias alimentares tem vindo a aumentar drasticamente. Algumas intolerâncias são ainda muito pouco conhecidas, apesar de terem uma prevalência elevada. A solução passa por excluir ou diminuir a quantidade ingerida da substância responsável, de forma a minimizar a incidência e intensidade dos sintomas. Em casos de deficiência...